- Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
- Ceasa-CE Avança na Sustentabilidade com Construção de Usina Fotovoltaica
- Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
- O Segredo da Dinamarca para o Equilíbrio Saudável entre Vida Pessoal e Profissional
- Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Sustentabilidade ganha novo olhar com campanha da Acesso Comunicação para o Grupo Marquise
16 de outubro de 2024A ação “O Futuro Começou Ontem” destaca a urgência de práticas sustentáveis no presente
O tema da sustentabilidade vem sendo trabalhado à exaustão pelas marcas, mas um novo case mostra que ainda é possível inovar. A campanha do Grupo Marquise, criada pela Acesso Comunicação, busca trazer conscientização ao público sobre a urgência de diminuir o impacto no meio ambiente. A ação multiplataformas enfatiza o papel contínuo da empresa na construção de um futuro sustentável, guiado por práticas ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance (em português, Ambiental, Social e Governança.
De acordo com um estudo do Boston Consulting Group (BCG), 70% dos consumidores globais priorizam marcas que demonstram práticas ambientais sólidas. Este dado reforça a relevância da campanha do Grupo Marquise, que utiliza a narrativa “O Futuro Começou Ontem” para conectar suas ações passadas, presentes e futuras, destacando o pioneirismo em práticas socioambientais.
Segundo Ana Celina Bueno, especialista em marketing, sócia e fundadora da Acesso Comunicação, a campanha foi pensada para refletir esse DNA sustentável. “Um mergulho inicial no que seria o relatório de impacto socioambiental nos levou a identificar uma política consistente de ESG, em desenvolvimento e evolução há muitos anos. Foi um processo de planejamento e criação muito prazeroso e estimulante, a nossa cara, fizemos e refizemos até chegar no resultado final satisfatório. Essa campanha cumpre um papel que vai além de prestar contas à sociedade. Queremos que ela estimule e inspire muitas outras empresas a seguir na mesma direção”, pontua.
Sustentabilidade como compromisso de longo prazo
A campanha é construída em torno de marcos históricos, com a mensagem de que o compromisso do Grupo Marquise com a sustentabilidade começou há décadas, antes de ser uma tendência de mercado. O manifesto reforça a urgência de agir agora para garantir um futuro sustentável, e o tom da campanha é de responsabilidade compartilhada.
Rodne Torres, Diretor de Criação e Planejamento da Acesso Comunicação, aponta que a campanha traz mensagens que ressaltam a urgência de agir agora, mostrando que as decisões tomadas no passado moldam o presente e o futuro, o que faz da sustentabilidade uma prática contínua. “Acreditamos que conectar as ações passadas ao futuro é o melhor caminho para reforçar a importância da sustentabilidade no presente. A campanha destaca que cada pequena decisão ao longo dos anos molda um futuro melhor”, explica.
Além da narrativa institucional, a campanha também destaca ações concretas, como a produção de energia limpa e iniciativas de educação ambiental com impacto direto em comunidades. Entre os exemplos práticos estão o programa Ecocidadão, que ao longo de 20 anos educou mais de 170 mil pessoas sobre práticas sustentáveis.
Conexão com a cultura e inovação social
Ao lado das iniciativas verdes, a campanha ressalta que a empresa acredita na transformação social por meio da cultura. Luciana Junqueira, também sócia e Diretora de Operações da Acesso, reforça que a sustentabilidade deve ser entendida como um valor integrado aos negócios. “Acreditamos que cada passo, desde o apoio à cultura até as práticas ambientais, contribui para a criação de um legado sustentável. Isso impacta positivamente tanto a sociedade quanto o meio ambiente e buscamos transmitir isso para o público”, resume.
Outro ponto de destaque é a abordagem inovadora do Grupo Marquise com a reciclagem de resíduos orgânicos. Feiras livres são parceiras no processo de transformar resíduos em adubo, que por sua vez alimenta hortas sustentáveis e impacta positivamente milhares de famílias. Em 2023, esse processo resultou na produção de mais de 570 mil sopas nutritivas distribuídas para comunidades carentes.
Este é mais um ponto que conecta os pilares ESG, de uma governança responsável com o meio ambiente e as pessoas. “A sustentabilidade não pode ser vista apenas como uma tendência passageira, mas como uma prática contínua e necessária para a construção de um futuro melhor. O que estamos fazendo hoje é preparar o terreno para as próximas gerações,” conclui Ana Celina Bueno.
Fonte: Agência Acesso
📷Divulgação
POST YOUR COMMENTS