- Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
- Ceasa-CE Avança na Sustentabilidade com Construção de Usina Fotovoltaica
- Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
- O Segredo da Dinamarca para o Equilíbrio Saudável entre Vida Pessoal e Profissional
- Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Crescimento no Consumo Doméstico Brasileiro: Alta de 2,89% em outubro, aponta Abras
4 de dezembro de 2023Dezembro de 2023 – O consumo nos lares brasileiros apresentou um aumento de 2,89% em outubro em comparação ao mês anterior, revelou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A análise, que considera os formatos de loja atacarejo, supermercado convencional, loja de arredores, hipermercado, minimercado e e-commerce, também destacou um crescimento de 0,61% em relação a outubro do ano passado. No acumulado do ano, a alta foi de 2,64%. Todos os indicadores são ajustados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Marcio Milan, vice-presidente da Abras, atribuiu a ascensão ao surgimento de novas lojas e atividades promocionais intensificadas no segundo semestre. Ele ressaltou que a renda mais estável e a menor variação nos preços da cesta de abastecimento contribuem para o aumento do consumo nos lares.
No período de janeiro a novembro, foram inauguradas 573 lojas, sendo 306 novas e 267 reinauguradas, com destaque para supermercados (185) e atacarejos (121).
Apesar da alta registrada em outubro, a Abras informou que os preços tiveram quedas significativas de janeiro a outubro (-6,43%) e nos últimos 12 meses (-5,08%). Essa diminuição foi influenciada, principalmente, pelos preços do óleo de soja (-30,94%), feijão (-23,12%), cortes bovinos do dianteiro (-12,61%) e do traseiro (-12,44%), frango congelado (-9,55%) e leite longa vida (-6,10%).
Com informações da Agência Brasil
POST YOUR COMMENTS