- Crise de Confiança: Por Que as Empresas Precisam Liderar a Reconstrução Social em um Mundo Polarizado
- Será o Fim da CLT?
- Por que as empresas mais bem-sucedidas nunca param de ensinar? *
- A Inteligência Artificial vai substituir os analistas de SEO?
- BIENAL DO CEARÁ | LANÇAMENTO DO LIVRO “A TRAJETÓRIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL”
Luiza Trajano pede mudança na comunicação do BC sobre juros: ‘Atrapalha tudo’
21 de fevereiro de 2025
Empresária alerta para impacto dos juros altos no varejo e defesa alternativa na comunicação do Banco Central
A empresária Luiza Trajano , fundadora do Magazine Luiza (MGLU3) , fez um apelo ao diretor de política política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo , exigindo que a instituição reveja a forma de comunicação sobre a alta de juros no país. Segundo ela, a abordagem atual prejudica diretamente o setor varejista e impacta qualidades pequenas e médias empresas.
“O varejo é o primeiro a sofrer. A pequena e média empresa não aguenta mais sobreviver nisso (juros altos), não tem condição. É ela que gera o emprego. Hoje a gente conversou, eu queria pedir para ele, por favor, por favor, ter outra forma, porque essa forma não está dando certo”, declarou Trajano.
Setor varejista sente os impactos dos juros elevados
A crítica da empresária reflete a situação delicada enfrentada pelo setor varejista. As ações do Magazine Luiza (MGLU3) ainda registraram uma queda acumulada de 60% nos últimos 12 meses e de 94,6% nos últimos cinco anos .
Contudo, um relatório divulgado em janeiro pelo BB Investimentos aponta sinais de recuperação para o setor. Segundo o estudo, fatores como o baixo desemprego e o crescimento da renda do brasileiro podem favorecer uma retomada no preço das ações da companhia.
Dados do mercado formal indicam que, em novembro de 2024 , houve crescimento no número de empregos com carteira assinada, o que, aliado à melhoria da renda, pode contribuir para o consumo e beneficiar redes varejistas como o Magazine Luiza .
Pressão por mudanças na política monetária
O apelo de Luiza Trajano reforça as críticas do setor produtivo em relação à política monetária do Banco Central. Os empresários argumentaram que os juros elevados dificultam o acesso ao crédito, freiam investimentos e comprometem o crescimento econômico.
Diante desse cenário, os especialistas defendem um diálogo mais transparente entre o BC e o mercado, mitigando os impactos das decisões sobre a taxa de juros e facilitando a recuperação dos setores mais afetados.
Agora, resta saber se o Banco Central atenderá ao pedido da empresária e buscará novas estratégias de comunicação para minimizar os efeitos da política monetária sobre a economia real.
📌O que você acha? A comunicação do BC sobre juros precisa mudar? Deixe sua opinião nos comentários!
- BIENAL DO CEARÁ | LANÇAMENTO DO LIVRO “A TRAJETÓRIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL”Obra do economista Alexandre Cialdini analisa os impactos da LRF nos estados brasileiros e discute desafios para o futuro das finanças públicas A 15ª Bienal do Ceará recebe, nesta sexta-feira (11/4), às 18h, o economista e secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, para o lançamento do livro A Trajetória da Lei de Responsabilidade
- NM2B-Fundadores 2025: grandes nomes do mundo dos negócios se reúnem em Fortaleza no dia 10 de abrilO evento também será marcado por um momento de reconhecimento pelos 100 anos do fundador e empresário Edson Queiroz Em sua quarta edição, o NM2B-Fundadores abre as portas para mais uma oportunidade de networking e aprendizados. No próximo dia 10 de abril, o La Casa Lounge, em Fortaleza, será palco de um encontro exclusivo que
- GOLLOG expande negócios no CearáSão Paulo, 21 de março de 2025 – Com intenção de ampliar as operações em localidades distantes das grandes capitais, a GOLLOG, unidade logística da GOL, inaugurou loja na cidade de Sobral, situada no interior do estado do Ceará. A abertura da nova franquia visa ampliar as opções de coleta e entrega em regiões remotas,
- Tramontina entra no segmento de mobilidade elétrica com nova estação de recargaDisponíveis em quatro modelos, as estações de recarga da empresa seguem normas internacionais e fornecem energia segura tanto para uso residencial quanto comercial A Tramontina, atenta às tendências em tecnologias construtivas que moldam o futuro dos imóveis, apresenta sua estação de recarga veicular. Desenvolvida para atender proprietários de veículos elétricos e estabelecimentos comerciais ou de hotelaria, a
- Governo Federal Lança Programa Crédito do Trabalhador para Reduzir Juros do Consignado📢 Matéria baseada em informações da Agência Brasil O governo federal anunciou nesta quarta-feira (12) o Programa Crédito do Trabalhador , que permitirá a concessão de empréstimos consignados a trabalhadores com carteira assinada ( CLT ) por meio da Carteira de Trabalho Digital . A busca iniciativa oferecer taxas de juros mais baixas e simplificar
POST YOUR COMMENTS