Monday, 31/3/2025 | 5:11 UTC-3
Falando de Gestão

Líderes de opinião nas empresas: como potencializar seu impacto em tempos de mudança constante

ai interface on dark screen display

Por Roger Darashash

Em muitas empresas, os verdadeiros aliados durante um processo de mudança nem sempre são os que ocupam cargos formais de liderança, mas sim aqueles que, graças à sua influência, conhecimento e capacidade de inspirar, mobilizam equipes e geram transformações significativas. Esses líderes de opinião desempenham um papel fundamental na adaptação organizacional, especialmente em ambientes de incerteza e mudança.

Dentro de cada empresa, existem pessoas que, de forma natural e autêntica, conseguem se conectar com as suas equipes e exercer uma liderança excepcional. A sua capacidade de comunicação e empatia é um recurso valioso que as empresas devem impulsionar – especialmente durante uma mudança -, onde uma má gestão pode afetar o desempenho e o compromisso dos colaboradores, impactando negativamente as operações e a reputação corporativa.

Sendo assim, esses líderes serão mais cruciais do que nunca à medida que a inteligência artificial (IA) se generaliza em todos os aspectos da vida empresarial. A adoção da IA ​​no mercado de trabalho tem conquistado um crescimento notável nos últimos anos. Segundo uma pesquisa global recente da IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia, e esse número só tende a crescer. Esse rápido avanço tecnológico reforça a importância das organizações se prepararem adequadamente em termos de gestão da mudança para integrarem, de forma eficaz, essas inovações nas suas operações.

Não é segredo que os processos de transição organizacional ocorrem em vários contextos: fusões e aquisições, implementação de novas tecnologias inteligentes, transformações culturais ou reestruturações internas. Em todos esses cenários, os líderes de pensamento e opinião são facilitadores, principalmente no que diz respeito à compreensão da mudança e à motivação das equipes para se adaptarem de forma positiva e funcional.

Estratégias para aumentar o impacto desses líderes de opinião

Para maximizar a influência desses colaboradores dentro, e também fora das organizações, as empresas devem:

1 – Reconhecer o impacto positivo da sua liderança na organização: para além de “apenas” os reconhecer, devem ser implementadas estratégias que destaquem a sua contribuição, seja através de incentivos, de uma maior participação em espaços-chave ou do reconhecimento formal do seu trabalho dentro e fora da organização.

2 – Investir em programas de formação: embora esses perfis dentro das empresas tenham capacidades inatas de liderança de opinião, é essencial que invistam na formação e apoio profissional dos colaboradores para potencializar os seus impactos dentro da organização, através de uma estratégia clara e eficaz.

3 – Incentivar uma comunicação aberta: criar canais que facilitem a troca de ideias e feedback garante que os líderes de opinião consigam transmitir mensagens alinhadas com os objetivos da organização e, ao mesmo tempo, captem insights valiosos do seu público.

4 – Gerar espaços de diálogo e colaboração: facilitar reuniões, onde esses líderes possam partilhar experiências, aprendizados e propostas, promovendo uma cultura organizacional resiliente e proativa.

5 – Transforme-os em embaixadores corporativos: além das suas funções internas, esses líderes podem projetar a imagem e os valores da empresa no ecossistema empresarial. Através da participação em mídia, nas redes profissionais e dos eventos do setor, a sua voz pode se tornar uma extensão da marca, fortalecendo a sua reputação e credibilidade.

Vale destacar que, em termos de mudança empresarial, a IA tem o potencial de ser tão destrutiva quanto positiva para a moral dos colaboradores; a sua aparente ameaça à autonomia individual, as demissões pessoais e a “desumanização” geral do local de trabalho são algumas das preocupações comuns em discussão. Neste sentido, é essencial uma verdadeira liderança que demonstre o valor da IA ​​​​não só em termos de produtividade, mas também de qualidade e experiência de trabalho, e que seja capaz de destacar e preparar as equipes para os aspectos positivos dessa revolução.

A liderança de opinião se consolida como uma aliada fundamental para a transformação organizacional. Identificar, fortalecer e capacitar esses líderes não só facilita a adaptação à mudança, como também posiciona a empresa como uma referência no seu setor, garantindo a sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo. A questão é: a sua empresa está preparada para reforçar a sua liderança interna e garantir o seu sucesso a longo prazo?

**Roger Darashash é cofundador da Latam Intersect PR

Foto Pixels

  • Como Aplicar Uma Pesquisa de Clima Organizacional
    Por Julio Cesar S. Santos Por Que Realizar Uma Pesquisa de Clima Organizacional? Quais os Principais Objetivos e Vantagens? Que Perguntas Devem Ser Realizadas Nessa Pesquisa? A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta que avalia a percepção dos funcionários de uma determinada empresa sobre o ambiente no seu ambiente de trabalho, cujo objetivo é identificar
  • Líderes de opinião nas empresas: como potencializar seu impacto em tempos de mudança constante
    Por Roger Darashash Em muitas empresas, os verdadeiros aliados durante um processo de mudança nem sempre são os que ocupam cargos formais de liderança, mas sim aqueles que, graças à sua influência, conhecimento e capacidade de inspirar, mobilizam equipes e geram transformações significativas. Esses líderes de opinião desempenham um papel fundamental na adaptação organizacional, especialmente
  • Experiência ou idade? O Desafio dos profissionais 50+ para se manter no mercado de trabalho
    No cenário atual do mercado de trabalho, a experiência ou a idade são vistas como uma balança instável que desafia profissionais com mais de 50 anos a se manterem ativos e realizados. Mas será que precisamos escolher entre um e outro? Ou é possível encontrar um equilíbrio que valorize a trajetória e o potencial de
  • Você já é parte da Geração T e talvez nem tenha percebido 
    Está na hora de se reciclar, ou você ficará na geração U, de ultrapassado *Por Adriano Lima Independentemente do seu ano de nascimento, a questão que se coloca agora é: em qual geração você se encontra, considerando o cenário atual e o futuro do trabalho? Mais do que apenas pensar em X, Y, Z e
  • Saúde Mental nas empresas: desafios para todas as gerações
    Cristina Varella Amorim, CHRO da Adeste* A saúde mental sempre foi um tema essencial no ambiente corporativo, mas ganhou ainda mais visibilidade durante a pandemia — e, felizmente, não saiu mais do foco. Já era tempo! Saúde vai muito além do físico. A palavra vem do latim “salus”, que significa “salvação”, “cura” e “conservação da
Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *