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Líderes de opinião nas empresas: como potencializar seu impacto em tempos de mudança constante
25 de março de 2025
Por Roger Darashash
Em muitas empresas, os verdadeiros aliados durante um processo de mudança nem sempre são os que ocupam cargos formais de liderança, mas sim aqueles que, graças à sua influência, conhecimento e capacidade de inspirar, mobilizam equipes e geram transformações significativas. Esses líderes de opinião desempenham um papel fundamental na adaptação organizacional, especialmente em ambientes de incerteza e mudança.
Dentro de cada empresa, existem pessoas que, de forma natural e autêntica, conseguem se conectar com as suas equipes e exercer uma liderança excepcional. A sua capacidade de comunicação e empatia é um recurso valioso que as empresas devem impulsionar – especialmente durante uma mudança -, onde uma má gestão pode afetar o desempenho e o compromisso dos colaboradores, impactando negativamente as operações e a reputação corporativa.
Sendo assim, esses líderes serão mais cruciais do que nunca à medida que a inteligência artificial (IA) se generaliza em todos os aspectos da vida empresarial. A adoção da IA no mercado de trabalho tem conquistado um crescimento notável nos últimos anos. Segundo uma pesquisa global recente da IBM, 41% das empresas brasileiras já utilizam alguma forma de Inteligência Artificial em seu dia a dia, e esse número só tende a crescer. Esse rápido avanço tecnológico reforça a importância das organizações se prepararem adequadamente em termos de gestão da mudança para integrarem, de forma eficaz, essas inovações nas suas operações.
Não é segredo que os processos de transição organizacional ocorrem em vários contextos: fusões e aquisições, implementação de novas tecnologias inteligentes, transformações culturais ou reestruturações internas. Em todos esses cenários, os líderes de pensamento e opinião são facilitadores, principalmente no que diz respeito à compreensão da mudança e à motivação das equipes para se adaptarem de forma positiva e funcional.
Estratégias para aumentar o impacto desses líderes de opinião
Para maximizar a influência desses colaboradores dentro, e também fora das organizações, as empresas devem:
1 – Reconhecer o impacto positivo da sua liderança na organização: para além de “apenas” os reconhecer, devem ser implementadas estratégias que destaquem a sua contribuição, seja através de incentivos, de uma maior participação em espaços-chave ou do reconhecimento formal do seu trabalho dentro e fora da organização.
2 – Investir em programas de formação: embora esses perfis dentro das empresas tenham capacidades inatas de liderança de opinião, é essencial que invistam na formação e apoio profissional dos colaboradores para potencializar os seus impactos dentro da organização, através de uma estratégia clara e eficaz.
3 – Incentivar uma comunicação aberta: criar canais que facilitem a troca de ideias e feedback garante que os líderes de opinião consigam transmitir mensagens alinhadas com os objetivos da organização e, ao mesmo tempo, captem insights valiosos do seu público.
4 – Gerar espaços de diálogo e colaboração: facilitar reuniões, onde esses líderes possam partilhar experiências, aprendizados e propostas, promovendo uma cultura organizacional resiliente e proativa.
5 – Transforme-os em embaixadores corporativos: além das suas funções internas, esses líderes podem projetar a imagem e os valores da empresa no ecossistema empresarial. Através da participação em mídia, nas redes profissionais e dos eventos do setor, a sua voz pode se tornar uma extensão da marca, fortalecendo a sua reputação e credibilidade.
Vale destacar que, em termos de mudança empresarial, a IA tem o potencial de ser tão destrutiva quanto positiva para a moral dos colaboradores; a sua aparente ameaça à autonomia individual, as demissões pessoais e a “desumanização” geral do local de trabalho são algumas das preocupações comuns em discussão. Neste sentido, é essencial uma verdadeira liderança que demonstre o valor da IA não só em termos de produtividade, mas também de qualidade e experiência de trabalho, e que seja capaz de destacar e preparar as equipes para os aspectos positivos dessa revolução.
A liderança de opinião se consolida como uma aliada fundamental para a transformação organizacional. Identificar, fortalecer e capacitar esses líderes não só facilita a adaptação à mudança, como também posiciona a empresa como uma referência no seu setor, garantindo a sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo. A questão é: a sua empresa está preparada para reforçar a sua liderança interna e garantir o seu sucesso a longo prazo?
**Roger Darashash é cofundador da Latam Intersect PR
Foto Pixels
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