Tuesday, 29/4/2025 | 2:55 UTC-3
Falando de Gestão

Governador Elmano de Freitas destaca crescimento da indústria calçadista cearense em visita à fábrica Dilly

Setor calçadista, impulsos de investimentos e investimentos no Ceará

A indústria calçadista cearense segue em ritmo acelerado de crescimento e geração de empregos. Nesta quarta-feira (26), o governador Elmano de Freitas visitou a fábrica de calçados Dilly, localizada em Brejo Santo, e ressaltou o impacto positivo dos incentivos estaduais no setor.

Com uma produção diária de 35 mil pares, a unidade da Dilly no município já gerou 4.468 empregos diretos e recebeu um investimento de R$ 110 milhões . O empreendimento ocupa um espaço da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e se consolidou como um dos principais polos da região.

Expansão e apoio ao setor calçadista

A Dilly Nordeste, responsável pela produção do Grupo Dilly na região, conta com incentivos do Governo do Ceará por meio do Programa de Atração de Empreendimentos Estratégicos (Proade) , ligado ao Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI). Graças ao sucesso da unidade de Brejo Santo, a empresa expandiu suas operações para Itapajé.

“O excelente desempenho da indústria calçadista cearense é resultado de uma forte política de incentivos que atraiu mais empresas para o nosso estado e ofereceu as condições permitidas para que os negócios instalados no Ceará cresçam ainda mais, gerando oportunidades para o nosso povo”, destacou Elmano de Freitas.

Ceará é destaque nacional no setor calçadista

O Ceará ocupa o segundo lugar no ranking nacional de empregos formais no setor calçadista , ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul. De acordo com levantamento da Adece baseado no Novo Caged, o estado conta com 70.026 vagas ativas , superando estados como Bahia (42.421), São Paulo (41.705) e Minas Gerais (33.508).

Danilo Serpa, presidente da Adece, reforça que os incentivos fiscais são um fator determinante para esse crescimento:

“Os lucros gerados pelo setor calçadista cearense são empresas de que, na grande maioria, recebem incentivos fiscais por meio do IDE. Isso mostra que conseguimos investimentos comprometidos com um desenvolvimento econômico sustentável, tornando o Ceará o segundo maior polo calçadista do Brasil.”

Incentivos impulsionam o desenvolvimento regional

Atualmente, o IDE apoia indústrias calçadistas em 28 municípios cearenses , distribuídas em 12 das 14 macrorregiões do estado . O objetivo do governo é expandir ainda mais a presença desse setor, fortalecendo a economia e descentralizando investimentos.

“O setor calçadista é um importante parceiro na interiorização de investimentos e na geração de emprego e renda. Os resultados alcançados em 2024 reforçam o compromisso do Governo do Ceará em desenvolver um ambiente competitivo para novos negócios”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Domingos Filho.

Segundo levantamento da Adece, em 18 municípios cearenses com indústrias calçadistas, cerca de 80% dos empregos gerados são de empresas beneficiadas pelo IDE . O incentivo é maior para empresas que se instalam em cidades mais distantes da capital, estimulando o crescimento econômico no interior do estado.


Conclusão

O setor calçadista cearense se consolida como um dos motores da economia estadual, gerando milhares de empregos e atraindo investimentos expressivos. Com o apoio do governo, a tendência é que novas empresas se instalem no estado, fortalecendo ainda mais o Ceará como um dos principais polos calçadistas do Brasil.

Com informações do ceara.gov.br

💬 O que você acha do crescimento do setor calçadista no Ceará? Compartilhe sua opinião nos comentários!

  • 🚗 Ceará Iniciará Contratação de Mão de Obra para Polo Automotivo em julho
    Estado dá novo passo rumo à industrialização com previsão de geração de 250 empregos formais e início da produção de veículos ainda em 2025 A partir do mês de julho, será iniciado o processo de contratação de mão de obra para o polo automobilístico do Ceará, localizado no município de Horizonte, na Região Metropolitana de
  • Açaináticos inaugura nova distribuidora em Caucaia
    Com nova unidade, marca chega a quatro distribuidoras no Ceará Em abril, a Açaináticos inaugurou uma nova distribuidora em Caucaia, chegando para atender a região com a distribuição de açaí, cremes, sorvetes, mix e diversos produtos voltados para donos de açaiteria. Com investimento de 800 mil reais, a loja de 600m² fica localizada na Av.
  • Unifor Hub e M. Dias Branco abrem inscrições para 3ª temporada do O-HACKA-TA-ON
    Estudantes e profissionais iniciantes das áreas de tecnologia, negócios e design já podem se inscrever no evento, que conta com desafios reais, mentorias e desenvolvimento de soluções inovadoras Já estão abertas as inscrições para mais uma edição do O-HACKA-TA-ON. A iniciativa é fruto da parceria entre a Universidade de Fortaleza, instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, e
  • BIENAL DO CEARÁ | LANÇAMENTO DO LIVRO “A TRAJETÓRIA DA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL”
    Obra do economista Alexandre Cialdini analisa os impactos da LRF nos estados brasileiros e discute desafios para o futuro das finanças públicas A 15ª Bienal do Ceará recebe, nesta sexta-feira (11/4), às 18h, o economista e secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, para o lançamento do livro A Trajetória da Lei de Responsabilidade
  • Embracon abre vagas para o Ceará
    Oportunidade também é válida para pessoas com mais de 50 anos  A Embracon, uma das maiores administradoras independentes de consórcios do Brasil, está contratando profissionais no Ceará para as filiais das regiões de Fortaleza, Maracanaú, Caucaia. Com vagas disponíveis, a empresa não exige experiência prévia na área e oferece oportunidades para pessoas com mais de
Banner
Tags:
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ Artigos