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Gestão eficiente de lojas esportivas: como reduzir custos e aumentar lucros

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Ter um negócio nunca é uma tarefa fácil. No nicho esportivo, isso se intensifica ainda mais. Há muita concorrência, dificuldades com lucro e uma demanda que oscila muito. Veja hoje como melhorar as perspectivas do seu negócio esportivo.

O mercado esportivo cresce cada vez mais. A previsão é que esse crescimento no mercado de produtos esportivos continue e as projeções futuras são otimistas. Isso significa que, se você já possui ou pretende iniciar um negócio nesse nicho, agora é um momento decisivo para o futuro da sua empresa.

Apesar do crescimento neste mercado, há um déficit evidente em administração de empresas. Estudos mostram que 76% dos brasileiros não administram bem os seus negócios. Por isso, acabam falindo, tendo que fechar as portas e sem esperança ou perspectiva.

Para se estabilizar no mercado é preciso investimento. Nisso, você deve dedicar tempo e dinheiro para fazer sua empresa dar certo. Mas não se preocupe, nada disso é um bicho de sete cabeças, ser reconhecido no mercado pode ser fácil se você souber fazer isso. Por esse motivo, hoje vamos ensinar algumas coisas que vão te ajudar a gerir de forma eficiente o seu negócio.

Os desafios da gestão no mercado esportivo

Existem diversos pontos que geram inseguranças no mercado esportivo. Abaixo falamos sobre os principais e como você pode tentar driblar eles para crescer com o seu negócio sem ser tão abalado.

Alta concorrência e margens de lucro apertadas

A concorrência é uma realidade em todos os negócios, físicos ou online. Para você conseguir se destacar e evitar uma concorrência acirrada, é preciso ter destaque. Isso significa que seus produtos devem ser de uma qualidade melhor, oferecer os preços mais atrativos e o seu marketing precisa ser pesado. Você deve se dedicar para o seu cliente ter o melhor produto possível.

Sazonalidade

Conforme as estações do ano mudam, os interesses dos consumidores mudam também. Nos artigos esportivos isso acontece de forma muito mais acentuada. No inverno e no verão se vende coisas completamente diferentes. Por isso, é preciso sempre estar atento às demandas do mercado e tendências relacionadas às estações do ano.

Logística complexa

Os artigos esportivos são complexos e exigem tempo e espaço para serem vendidos e alocados. Você vai se deparar com equipamentos como bicicletas, casacos e jaquetas volumosos, dentre outros. É necessário estar preparado para lidar com tudo isso. Além do espaço físico que eles ocupam, geralmente tem uma saída menor e dependem muito da época do ano para serem vendidos.

Como escolher fornecedores de artigos esportivos com eficiência

Encontrar um bom fornecedor não é uma tarefa fácil, mas tê-lo é essencial se você quer se solidificar no mercado. Por isso, usar de alguns critérios de seleção é fundamental. Abaixo falamos um pouco dos principais deles.

  • Preço: O custo x benefício do produto deve ser bom. Não vale a pena comprar um item caro que sequer terá uma saída relevante na sua loja. Você precisa colocar em uma balança o quanto vale a pena investir levando em consideração a margem de lucro esperada;
  • Prazo de entrega: Um longo prazo de entrega é prejudicial se você quer fazer vendas sob demanda. O prazo só pode ser ignorado ou relevado se você pretende possuir um estoque bem administrado;
  • Política de devolução: Além de ser uma fornecedora confiável, a empresa deve possuir políticas de devolução claras e que auxiliem. É preciso garantir algum tipo de suporte se você precisar.

Para encontrar fornecedores de artigos esportivos para revenda confiáveis, considere os critérios essenciais e dicas de negociação de especialistas. Assim, você estará mais preparado para adquirir os materiais do seu negócio.

Estratégias de venda para lojas esportivas

Existem dezenas de estratégias que podem ser adotadas para que seu negócio melhore, seja ele físico ou online. A venda de artigos esportivos é de alta demanda, mas sem um destaque no seu negócio, ele só será mais um dentre tantos outros. É preciso se destacar e buscar formas de conquistar o seu público, fidelizando compradores.

Diferenciação por nicho

Foque em uma área específica. O nicho esportivo é muito amplo, afunilar ele pro seu negócio pode ser uma boa ideia. Procure definir se você quer trabalhar na área de esportes radicais, vida fitness e fisiculturismo. Cada um desses públicos possui suas peculiaridades e preferências.

Seguros para lojas físicas e proteção contra fraudes

Assim como em outros segmentos, é crucial proteger seu negócio. Entre as opções de proteção, está o seguro para frotas. Mas, para evitar problemas, é importante conhecer as seguradoras e escolher um dos melhores seguros online para gestores que transportam mercadorias valiosas.

Então, tenha seguros para empresas e garanta que seu negócio fique bem estabelecido. O controle de pagamentos também é fundamental considerando o volume de golpes aplicados.

Fidelização

Promova programas de recompensas, libere cupons, crie ofertas e presenteie os seus compradores frequentes. Criar parcerias com atletas que consomem a sua marca também pode ser uma ótima ideia. É preciso traçar planos para fidelizar clientes e torná-los compradores frequentes da sua loja, fazendo com que eles a divulguem espontaneamente.

Então, agora você já sabe quais os desafios e como escolher os concorrentes para sua loja esportiva. O mais importante é ter uma gestão planejada, com estratégias definidas e avaliação de resultados.

Foto: Pixels

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