- Como Aplicar Uma Pesquisa de Clima Organizacional
- Decisão do Copom coloca ativos de Renda Fixa em destaque
- Líderes de opinião nas empresas: como potencializar seu impacto em tempos de mudança constante
- Patrick Suyti realiza evento online gratuito “Máxima Escala” e revela como o consórcio pode transformar sonhos em projetos concretos
- Ceará registra mais de 220 mil acordos no Feirão Serasa Limpa Nome
Felicidade no trabalho
12 de maio de 2023
Por Pedro Paulo Morales
Ultimamente muito tem se falado em felicidade. A felicidade é um estado emocional de prazer e satisfação, caracterizado por sentimentos positivos como alegria, contentamento, realização e bem-estar.
É um sentimento subjetivo e pessoal que pode ser desencadeado por diferentes fatores, como conquistas pessoais, relações interpessoais positivas, experiências agradáveis e outras situações que gerem emoções positivas.
A felicidade pode ser temporária ou duradoura, dependendo da causa que a desencadeou. Também pode ser influenciado por fatores internos e externos, como a personalidade, o estilo de vida, o ambiente social, a saúde mental e física, entre outros.
Da mesma forma que sentimos felicidade na vida pessoal, podemos buscar a felicidade no trabalho.
A felicidade no trabalho é um estado emocional em que uma pessoa se sente satisfeita e realizada com o seu trabalho ou função desempenhada dentro de uma empresa. Este estado pode incluir, sentir-se valorizado, desafiado e envolvido em um ambiente de trabalho positivo e colaborativo.
A felicidade profissional pode se caracterizar em ter um senso de propósito e significado no que se faz, além de estar em um trabalho que se alinha com seus valores e interesses pessoais.
Para as empresas ter um colaborador feliz é muito importante. Os benefícios da felicidade no trabalho incluem maior produtividade, engajamento e retenção de funcionários. Por outro lado, a infelicidade no trabalho pode levar a problemas como baixa produtividade, absenteísmo e rotatividade de funcionários.
Por isso, muitas empresas têm se concentrado em criar culturas organizacionais positivas e que promovem a felicidade no trabalho.
Embora seja difícil definir e medir a felicidade com precisão, a busca pela felicidade é uma parte fundamental da vida humana.
O escritor Érico Veríssimo escreveu que felicidade é ter certeza de que a vida não está “se passando inutilmente”, sendo que a sensação de utilidade e plenitude é um atributo valioso e desejável por muitas pessoas e buscadas pelas empresas em muitos colaboradores.
Vamos refletir e sucesso!
POST YOUR COMMENTS