Monday, 9/9/2024 | 4:46 UTC-3
Falando de Gestão

Empreendedor Corporativo: Um Caminho para o Sucesso

Pedro Paulo Morales
Jornalista Digital

Você já ouviu falar do empreendedor corporativo? Esse profissional, também conhecido como intraempreendedor, é aquele que age como um empreendedor na empresa onde trabalha. Ele aplica habilidades empreendedoras para desenvolver novas ideias, produtos e serviços que agregam valor à organização. Diferente do empreendedor tradicional, ele não é o dono do negócio.

O empreendedor corporativo está sempre buscando soluções inovadoras. Ele não espera que os problemas apareçam, mas se antecipa a eles. Sua visão sistêmica permite entender o funcionamento de toda a empresa. Além disso, ele sabe como suas ideias podem impactar positivamente diferentes áreas.

Comunicar-se de forma eficaz é outra característica essencial. Você precisa ser claro e persuasivo, tanto com os colegas quanto com a alta administração. A resiliência também é fundamental. Os desafios são muitos, e você deve estar preparado para aprender com os fracassos.

Promover um ambiente de constante inovação é crucial para a competitividade no mercado. A inovação contínua não só mantém a empresa relevante, mas também aumenta o engajamento dos colaboradores. Eles se sentem valorizados e motivados a contribuir com suas ideias.

Empresas que incentivam o intraempreendedorismo tendem a reter talentos. Um ambiente dinâmico e desafiador atrai e mantém os melhores profissionais. Além disso, o empreendedorismo corporativo contribui para o crescimento da empresa e sua adaptação às mudanças do mercado.

Há muitos exemplos de sucesso. O Google, por exemplo, incentiva seus funcionários a dedicarem 20% do tempo a projetos pessoais. Isso resultou em inovações como o Gmail. A 3M, com sua cultura de inovação, viu o surgimento do Post-it através de um projeto de um funcionário. O PlayStation da Sony foi desenvolvido por um funcionário que acreditava no potencial de um console de jogos. No Facebook, o botão de “Curtir” foi uma ideia de um funcionário que queria melhorar a interação dos usuários. O Amazon Prime foi criado internamente para melhorar a experiência do cliente.

Para implementar o empreendedorismo corporativo, você deve criar uma cultura de inovação. Incentive a criatividade e a experimentação. Capacite os colaboradores, invista em treinamento e desenvolvimento. Reconheça e recompense as contribuições inovadoras. Disponibilize recursos, como tempo, dinheiro e suporte técnico. E, claro, o apoio da alta administração é crucial. Demonstrar compromisso com a inovação e incentivar os esforços empreendedores é essencial.

O empreendedorismo corporativo é uma estratégia poderosa. Ele aproveita o potencial criativo e empreendedor dos colaboradores para fomentar a inovação e o crescimento nas empresas. No fundo, o empreendedor corporativo é um resolvedor de problemas. Ele está sempre procurando melhorar o fluxo de trabalho. Optar por crescer na vida profissional dentro de um negócio já estruturado, em vez de montar seu próprio negócio, pode ser uma escolha inteligente. E para as empresas, adotar essa estratégia pode ser crucial para a sobrevivência.

Vamos refletir e sucesso!

Banner
About

Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria e Técnico em Contabilidade.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *

+ Artigos