Sunday, 8/9/2024 | 12:30 UTC-3
Falando de Gestão

Como lidar com a gestão de funcionários em trabalhos híbridos, garantindo motivação e produção

woman in red long sleeve shirt looking at her laptop

Uma das grandes dificuldades entre os empreendedores é fazer a gestão de pessoas, não é mesmo? Por este motivo, abordaremos um pouco neste artigo sobre como conseguir lidar com os colaboradores no trabalho híbrido.

O modelo de trabalho híbrido se tornou uma das principais requisições de quem está no mercado de trabalho. Afinal de contas, a pessoa vai ao escritório apenas alguns dias da semana e os outros ela trabalha em casa.

Porém, gerenciar funcionários em trabalhos híbridos requer uma abordagem estratégica para garantir motivação e produção. Ao implementar essas práticas de gestão que falaremos neste texto, é possível garantir que os funcionários que trabalham desta forma permaneçam motivados, engajados e produtivos, contribuindo para o sucesso geral da empresa.

Conheça algumas estratégias para fazer a gestão de funcionários em trabalho híbrido

Um trabalho híbrido é uma forma de trabalho que combina elementos do trabalho presencial com o trabalho remoto. Geralmente, isso significa que os funcionários têm a flexibilidade de trabalhar tanto no escritório quanto em casa, conforme necessário ou acordado com seus empregadores. Esse modelo pode oferecer uma série de benefícios, como maior flexibilidade para os funcionários, redução de custos para as empresas e potencialmente até mesmo melhorias na produtividade e na satisfação dos funcionários.

No entanto, ter um home office lucrativo também pode apresentar desafios, como a necessidade de equilibrar a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe que trabalham em locais diferentes. Quer saber como lidar? Fique de olho nas dicas abaixo:

1 – Comunicação clara e frequente

Estabeleça canais de comunicação claros para garantir que todos os funcionários estejam alinhados com as expectativas e objetivos. Isso inclui reuniões regulares, tanto virtuais quanto presenciais, para atualizações, feedback e discussão de projetos.

2 – Defina metas e expectativas claras

Trace metas específicas e mensuráveis para cada funcionário, independentemente de estarem trabalhando remotamente ou no local. Tenha certeza de que todos entendam o que é esperado deles e como seu trabalho contribui para os objetivos da empresa.

3 – Ofereça flexibilidade

Reconheça que os funcionários em trabalhos híbridos podem ter necessidades e preferências diferentes em termos de horários de trabalho e ambiente. Ofereça flexibilidade sempre que possível, permitindo que os funcionários adaptem seus horários e locais de trabalho de acordo com suas necessidades.

4 – Promova a colaboração

Facilite a colaboração entre os membros da equipe, independentemente de estarem trabalhando remotamente ou no local. Utilize ferramentas de comunicação e colaboração online para compartilhar informações, documentos e projetos de forma eficaz.

5 – Foque no resultado, não no tempo

Em vez de monitorar o tempo gasto no trabalho, concentre-se nos resultados e na qualidade do trabalho realizado. Isso permite que os funcionários tenham mais autonomia e responsabilidade pelo seu trabalho, o que pode aumentar a motivação e a produtividade.

Dê aos funcionários a liberdade de decidir quando e como trabalhar, desde que cumpram os prazos e entreguem resultados de alta qualidade. Isso demonstra confiança neles e pode aumentar a motivação e o engajamento.

Ao adotar uma abordagem centrada em resultados, as empresas podem criar um ambiente de trabalho mais flexível e inclusivo, onde os funcionários se sintam capacitados e motivados a entregar seu melhor trabalho, independentemente de onde estejam trabalhando.

6 – Promova o bem-estar dos funcionários

Reconheça e apoie o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos funcionários. Ofereça recursos e programas que incentivem o bem-estar físico, mental e emocional, como plano de saúde, sessões de mindfulness ou atividades de team building.

Incentive os funcionários a desconectar quando estiverem fora do horário de trabalho, evitando e-mails ou mensagens fora do expediente.

Priorizar o bem-estar dos funcionários não apenas melhora o ambiente de trabalho, mas também pode levar a uma maior produtividade, satisfação no trabalho e retenção de talentos.

7 – Forneça ferramentas e recursos adequados

O gestor precisa ter a certeza de que os funcionários tenham acesso às ferramentas e recursos necessários para realizar seu trabalho de forma eficaz, independentemente de estarem trabalhando remotamente ou no local. Isso inclui tecnologia, treinamento e suporte adequados.

Invista, por exemplo, em ferramentas de comunicação e colaboração online, como Microsoft Teams ou Zoom, que facilitem a comunicação em tempo real, compartilhamento de arquivos e colaboração em projetos.

Você tem enfrentado algum problema com o trabalho híbrido? Compartilhe com a gente nos comentários.

Foto: Pexels

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *