Wednesday, 22/1/2025 | 11:45 UTC-3
Falando de Gestão

O segredo de um produto de sucesso, é não ter produto!

*Por Thelma Valverde

“O segredo de um produto de sucesso, é não ter produto”. Uma frase que pode soar um tanto quanto paradoxal à primeira vista no mundo dos negócios, mas, na verdade, à medida que a transformação digital se aprofunda, se torna cada vez mais relevante. Em vez de criar produtos físicos e rígidos, as empresas que prosperam são aquelas que entregam soluções flexíveis, personalizáveis e contínuas. E é aqui que o desenvolvimento de softwares customizados e plataformas inteligentes entra como protagonista.

Segundo dados do Gartner, os gastos mundiais com TI devem atingir US$ 5,06 trilhões em 2024, um aumento de 8% em relação a 2023. Com esse dado, podemos ver que as grandes empresas e corporações estão investindo cada vez mais em tecnologia com o objetivo de aprimorar os processos e ganhar escalabilidade. Mas quando falamos de desenvolver software, a história muda, isso porque não é uma tarefa fácil.

Estamos em uma era em que os clientes e consumidores não buscam somente um produto, eles querem soluções que atendam de forma exata e única as suas necessidades. Produtos engessados e de prateleira já não conseguem acompanhar as expectativas dinâmicas de um cliente que deseja experiências sob medida.

O diferencial, portanto, é desenvolver soluções que sejam capazes de evoluir junto com as demandas, ou seja,  através de um desenvolvimento vivo e escalável. Diferentemente de um produto padrão, que se aplica de maneira genérica, o software sob medida é desenhado para atender às particularidades de um negócio, setor ou grupo de usuários. Ele não é “um produto” no sentido tradicional, mas sim uma solução contínua, flexível, que cresce e se adapta conforme novas necessidades surgem.

Portanto, em um mercado que muda rapidamente, insistir em softwares de prateleira, que não oferecem a possibilidade de adaptação ou personalização, é como correr contra o tempo. As empresas que apostam em soluções de software mais flexíveis e plataformas inteligentes saem à frente, não apenas porque entregam inovação, mas porque estão preparadas para reagir a novas exigências quase em tempo real.

Ao não oferecer um “produto” engessado, mas sim soluções, essas empresas eliminam o risco da obsolescência. Afinal, ao contrário de um produto físico que pode se tornar ultrapassado, soluções tecnológicas são uma constante evolução, prontas para absorver novas tecnologias, como IoT, inteligência artificial e automação.

Por fim, o segredo de um produto de sucesso, na era digital, pode realmente ser não ter um produto, ao menos da maneira tradicional como o entendemos!

*Thelma Valverde é CEO da eMiolo, uma startup de tecnologia focada em desenvolver soluções inteligentes e customizadas para grandes corporações. Com mais de 10 anos de experiência na liderança de projetos inovadores, Thelma tem sido uma força motriz na criação de softwares que impactam diretamente a eficiência operacional de grandes empresas. Sob sua liderança, a eMiolo foi reconhecida como uma das principais startups em Open Innovation no Brasil.

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