- Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
- Ceasa-CE Avança na Sustentabilidade com Construção de Usina Fotovoltaica
- Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
- O Segredo da Dinamarca para o Equilíbrio Saudável entre Vida Pessoal e Profissional
- Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
Inspirando e Empoderando para o Sucesso Coletivo
15 de julho de 2024Por Pedro Paulo Morales – Editor do Site Falando de Gestão e Jornalista
Todos sabemos que o trabalho em equipe é fundamental para o resultado das empresas. Quando falamos de trabalho em equipe, não estamos nos referindo apenas àquele realizado dentro de um departamento específico, mas sim em toda a empresa. Podemos comparar uma equipe de uma empresa a um time de futebol, onde a torcida são os clientes, os jogadores são encarregados de satisfazer o cliente, a diretoria e a equipe técnica são as pessoas da gestão e o técnico, nesse cenário, é o líder de um departamento ou processo.
O sucesso de uma empresa, assim como o de um time de futebol, depende inicialmente do trabalho em equipe. A coesão, a comunicação e a colaboração entre os membros da equipe são fundamentais para alcançar objetivos em comum. Cada colaborador, assim como cada jogador, possui habilidades e conhecimentos únicos que contribuem para o sucesso do todo.
Fazendo um paralelo com o time de futebol, podemos entender como funciona a satisfação dos clientes de uma empresa. Se o time de futebol não fizer um bom jogo, a torcida passa a não apoiar mais o time e começa a reclamar por mudança ou melhoria da equipe. No entanto, no mundo empresarial de hoje, onde a concorrência está cada vez mais acirrada, a situação é diferente. No futebol, existe uma paixão pela camisa, pelo clube, por isso a torcida exige melhora no time. O mundo das empresas, não é assim.
Devido à concorrência, se a equipe da empresa não fizer um trabalho bem-feito, os clientes (a torcida) ficarão insatisfeitos e simplesmente procurarão outra empresa que possa oferecer um produto ou serviço melhor. Por esse motivo, as equipes de uma empresa precisam ser coesas e “jogar” pelo mesmo objetivo, para manter o cliente satisfeito. Afinal de contas, sem clientes, não recebemos salários, e o dono do negócio ou acionista não ganha seu lucro.
Para concluir, um ingrediente importante para o sucesso, que não pode faltar em ambos os casos, é o amor, comprometimento e suor (trabalho). No futebol, o amor maior é da torcida; na empresa, o amor deve ser maior da empresa pelo cliente. Em ambos os casos, o comprometimento em fazer um ótimo trabalho deve ser da equipe e lembre-se assim como no futebol, o sucesso nas empresas também exige suor
Vamos refletir e sucesso!
POST YOUR COMMENTS