- Mulheres ampliam participação no mercado de trabalho cearense
- O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) atingiu o maior patamar de ex-alunos empregados em 22 anos.
- O poder do “Q.I.”: especialista explica como construir uma rede de contatos estratégica para uma transição de carreira
- Cheque representa 0,5% das operações financeiras de pagamento no país
- Brasileiros demoram a fazer plano financeiro para aposentadoria
Gestores passam mais tempo respondendo mensagens que fazendo gestão
10 de outubro de 2022Pesquisa indica que 61% da rotina é consumida pela utilização de softwares de mensagens e reuniões online, burocracia e jogos políticos
Por redação FG
O que todo mundo sabia foi comprovado através de uma pesquisa da consultoria BTA — Betania Tanure Associados, publicada no site da revista VOCÊRH os líderes e gestores estão “atolados” em e-mails e atividades que não agregam valores para a gestão da empresa. Um outro fato importante é que não são somente os gestores que estão nessa situação os seus liderados também!
Segundo a pesquisa feita pela consultoria, que ouviu 200 executivos de média e alta liderança 66% deles consideram o uso excessivo de e-mail e WhatsApp são as atividades que mais gastam tempo da jornada de trabalho, cerca de 26% do tempo, ou seja aproximadamente 2,5 dias da jornada de trabalho respondendo e-mails. Como geralmente uma grande parte desses e-mails são delegados aos colaboradores se pode ter a noção de como todos estão com excesso de comunicação para responder. Um outo fato que merece registro é que geralmente é colocado em cópia pessoas que não precisariam saber de detalhes da tarefa, somente o resultado.
Outros números da pesquisa
A pesquisa também trouxe números interessantes com o tempo gasto pelos líderes com as outras atividades diárias e quais as suas dificuldades no dia a dia.
Conforme foi relatado pelos executivos além do tempo dispensados com respostas, atividades como jogos politicos internos (10%) ou outros procedimentos burocráticos da empresa e as atividades feitas por hábito preenchem 25% do expediente. Sendo assim os chefes têm apenas 39% do seu tempo destinado ao planejamento e execução de suas atividades.
Os executivos também relataram os maiores desafios de sua rotina profissional onde se pode destacar a gestão do tempo (24%), Gestão de pessoas (18%) e Equilíbrio da vida profissional e pessoal (17%).
Pilha de Papel
Pode-se imaginar como seria a mesa de um executivo ou colaborador do século 20, caso os e-mails ou mensagens de WhatsApp ou até mesmo o Teams fossem empilhadas, seriam pilhas e pilhas, com certeza quilômetros e quilômetros de altura, algo que não podemos imaginar.
Com Informações de VocêRH
POST YOUR COMMENTS