Wednesday, 22/1/2025 | 10:01 UTC-3
Falando de Gestão

GESTÃO de PRODUTOS

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O Que é Uma Gestão de Produtos? Quais os Principais Benefícios da Gestão de Produtos? Que Perguntas Devem Ser Respondidas na Fase do Gerenciamento de Ideias e de Especificações? O Que Deve Ser Definido na Fase de Implementação do Projeto?

Por Julio Cesar S. Santos

Gestão de produtos é uma atividade multidisciplinar cujo objetivo é trazer produtos – e serviços – cada vez melhores para o mercado consumidor. Os responsáveis pela produção, marketing e vendas decidem de forma crítica e definem a criação de novos itens que eventualmente aparecerão em sua execução.

Então, pode-se dizer que gestão de produtos é a área das organizações responsável por construir produtos e serviços que atendam às necessidades de clientes e estejam ligados à estratégia de negócios.

Em muitas organizações, esse trabalho é executado por times de desenvolvimento, já que ele é mais comum na área de tecnologia. No entanto, é importante contar com uma equipe de profissionais que tenham experiência em design e negócios, além de conhecer bem os objetivos da empresa.

Essa equipe será a responsável por definir características, funcionalidades e layouts, sempre considerando a experiência dos usuários.

O funcionamento dessa equipe pode variar bastante, mas, basicamente, o gerente de produtos é o responsável por entender as necessidades do cliente, definir e priorizar funcionalidades e trabalhar com as equipes para desenvolver e testar produtos.

Além disso, seu trabalho deve ser feito em parceria com o marketing a fim de encontrar maneiras de lançar a solução no mercado.

A equipe deve ser capaz de traçar estratégias, realizar pesquisas de mercado e observar as tendências do segmento.

Mas, qual é a importância de uma boa gestão de produtos? Conforme estudiosos do assunto uma gestão de produtos eficiente pode:

Ajudar as empresas a atingir suas metas
Orientar as empresas sobre como investir recursos
Reduzir custos e aumenta as receitas
A forma de operacionalização desse trabalho depende de cada organização, mas o SEBRAE aponta as seguintes fases do processo ([1]):

a) GERENCIAMENTO DE IDEIAS

Nesta fase do processo da gestão de produtos, a equipe gera novas ideias, sugestões e analisa as solicitações vindas de feedbacks do usuário – ou de problemas relatados por eles. As sugestões são discutidas em reuniões de planejamento e em sessões de brainstorming para responder às seguintes perguntas:

As pessoas vão utilizar?
As pessoas vão pagar por isso?
Existem pessoas suficientemente interessadas?
Onde está isso em nossa ordem de prioridades?
As boas ideias que não forem selecionadas podem ser guardadas para o futuro.

b) ESPECIFICAÇÕES

Nesta fase do processo, as ideias e solicitações de funcionalidades são aprofundadas, e o time procura entender, com mais detalhes, o impacto e o esforço esperado para a execução de cada uma. Não é preciso criar, ainda, documentos longos e técnicos demais. A ideia é concretizar as possíveis implementações em um tipo de briefing. Sendo assim, procure responder:

O que estamos construindo e por quê?
O que o produto final deve alcançar?
Como medimos sucesso?

c) ROTEIRO DE IMPLEMENTAÇÃO (ROADMAPPING)

Chegamos à fase em que toda a estratégia e visão do produto é levada em conta e em que focamos no que realmente importa. O roadmap é uma ferramenta que comunica para todo o time onde estamos, para onde vamos e como pretendemos chegar lá. O que deve estar definido:

Objetivos e resultados esperados
Áreas que estarão envolvidas (se possível, com responsáveis)
Ordem de prioridades
Escopo
Várias equipes podem utilizar o roteiro para se manterem informadas sobre o estado do projeto. A equipe de marketing – por exemplo – pode se preparar para divulgar e lançar o produto, e o time de vendas pode utilizar as futuras funcionalidades para melhorar os resultados de venda.

Uma vez que o roteiro esteja definido, comece a distribuir tarefas e definir prazos. Assim, todos sabem por onde começar e o que é esperado de cada um.

d) ENTREGA

Nesta fase, a equipe de gestão de produtos trabalha junto dos times de engenharia, marketing e suporte para garantir que todas as entregas serão realizadas a tempo e com qualidade. É preciso considerar e avaliar:

Especificações técnicas
Protótipos
Marcação de layouts
Feedback de testes
e) ANÁLISES E EXPERIMENTOS

Agora é hora de testar as funcionalidades com alguns usuários e analisar os resultados e feedbacks a fim de propor melhorias. É preciso entender se o resultado final realmente é o que as pessoas esperam e qual é o valor que os usuários veem nisso.

Portanto, é possível sistematizar – de forma clara e direta – a criação e a implementação de novos produtos e funcionalidades através de uma boa gestão de produtos na empresa. Dessa forma, é possível garantir que as necessidades dos clientes realmente serão atendidas e isso mantém a organização na direção pretendida.

REFERÊNCIAS

SEBRAE – https://inovacaosebraeminas.com.br/o-que-e-gestao-de-produtos/

([1]) https://inovacaosebraeminas.com.br/o-que-e-gestao-de-produtos/

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