- Liderar e Servir: Alinhe Propósitos e Transforme Resultados
- Ceasa-CE Avança na Sustentabilidade com Construção de Usina Fotovoltaica
- Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
- O Segredo da Dinamarca para o Equilíbrio Saudável entre Vida Pessoal e Profissional
- Cashback devolverá imposto a famílias mais pobres
A águia e o burro
20 de maio de 2022Em uma floresta a águia e o burro discutiam calorosamente. O burro afirmava para a águia que a grama era azul e a águia tentava convencer o burro que a grama era verde. A discussão levou horas e juntou vários animais para acompanhar a discussão. A discussão chegou a um tal ponto que a bicharada chegou a tomar partido do burro, achando realmente que a grama era azul!
Já quase anoitecia quando o leão, Rei da Selva chegou para ver o que estava acontecendo. Vendo a discussão o Rei da Selva chamou a águia e o burro de lado para saber que alvoroço era aquele.
Imediatamente o burro disse que a águia passou o dia o importunando dizendo que a grama era verde e perguntou “Vossa Majestade, a grama é azul? O Leão logo disse, tem razão burro a grama é azul! Então o burro exigiu uma punição para a águia. O leão atendeu o pleito do animal e declarou “Você águia, como castigo ficará cinco anos em silêncio”.
O burro saiu vitorioso e continuou a caminhar pela floresta dizendo que a grama era azul e a sua afirmação era tão convicta que alguns animais passaram a segui-lo pela floresta.
A águia aceitou sua punição e perguntou “Vossa Majestade, por que me castigou? afinal a grama é verde “. O Rei Leão explicou. “Tem razão, a grama é verde e nem que o burro desse um jeito de pintá-la de azul ela sempre será verde”! E continuou explicando que a punição não estava relacionada a discussão e sim por sua atitude pois ele não entendia como uma ave conhecida por sua força, agilidade e perspicácia poderia discutir com um burro sobre uma coisa tão evidente como a cor da grama e ainda ajudar o burro, com a discussão, a propagar suas ideias!
A pior coisa que existe é discutir com uma pessoa tola que não busca a verdade e só quer propagar suas crenças e ilusões. Pessoas assim apenas se preocupam em sair vitoriosas, por mais evidências que tenham insistem em não compreender o ponto de vista dos outros e a propagar suas “verdades”. Infelizmente quando discutimos com pessoas tolas e com crenças fervorosas sobre determinado assunto acabamos causando o efeito backfire, o popular tiro pela culatra pois de tanto repetir a verdade acabamos dando chance para que as pessoas ao menos parem para escutar um pedacinho do discurso do tolo para conferir se o que ele fala tem o fundo de verdade. O curioso é que as vezes por mais evidências que se tenha, fica difícil de saber quem fala a verdade!
Vamos refletir e sucesso!
POST YOUR COMMENTS