Wednesday, 22/1/2025 | 4:52 UTC-3
Falando de Gestão

5 soft skills que ajudam a compensar a falta de experiência no primeiro emprego

Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+, compartilha orientações importantes para superar inseguranças e aproveitar habilidades para iniciar no mercado de trabalho

Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+

Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+

A busca pela primeira oportunidade de trabalho pode se mostrar desafiadora para a juventude, especialmente pela falta de experiência profissional. De acordo com a Lei da Aprendizagem, jovens entre 14 e 18 anos podem ingressar no mercado de trabalho, desde que estejam na condição de estudantes. No entanto, sem experiência, como os jovens podem se destacar aos olhos dos recrutadores? A resposta está nas soft skills.

As soft skills são um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano, fundamentais para o desenvolvimento pessoal e profissional. Essas habilidades são essenciais para diversas áreas e cargos, pois demonstram a capacidade de se relacionar bem com os outros, resolver problemas, gerenciar o tempo e lidar com situações de maneira eficaz. Ao contratar jovens talentos, as empresas muitas vezes priorizam as soft skills em relação às hard skills, que são as habilidades técnicas aprendidas em faculdade ou cursos. Isso ocorre porque as habilidades comportamentais são cruciais para o bom desempenho no ambiente de trabalho.Para explorar, desenvolver e utilizar as soft skills de forma a compensar a falta de experiência no mercado de trabalho, Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+, conta, em cinco dicas, como melhorar as habilidades essenciais e se destacar:

Inteligência Emocional

Respire e mantenha a calma. Parece simples, mas em momentos de nervosismo, é comum esquecermos de respirar adequadamente. Mesmo após uma entrevista de emprego, procure um momento para respirar profundamente, até mesmo após ser contratado. Isso ajuda a acalmar a mente e a lidar melhor com situações de pressão. Além disso, praticar meditação ou técnicas de relaxamento podem melhorar sua capacidade de gerenciar emoções e responder de forma equilibrada nos momentos de estresse.

Comunicação

Troque experiências e peça dicas para fazer o currículo, escutando histórias de quem já passou por essa fase. Essas interações podem abrir portas e proporcionar aprendizados importantes. Participar de grupos de networking e eventos profissionais também podem ser uma excelente maneira de conhecer pessoas e aprender com elas. Lembre-se de que uma boa comunicação envolve não só falar, mas também ouvir atentamente.

Empatia

Empatia é quando nos colocamos no lugar do outro. Essa prática não só melhora o ambiente de trabalho, aumentando a colaboração e a compreensão entre os membros da equipe, como também fortalece os laços com clientes, colegas de equipe e fornecedores.

Trabalho em Equipe

Saber trabalhar em equipe é fundamental. A habilidade demonstra seu poder de escuta e adaptabilidade. A troca de experiências se estende além do seu líder e abrange colegas de diversas áreas, o que enriquece seu aprendizado e expande sua rede de contatos profissionais. Participar ativamente de projetos em grupo e ser aberto a feedback são ótimas maneiras de fortalecer essa habilidade.

Proatividade

Mostre iniciativa, não espere que digam o que deve ser feito. Se você já sabe qual é a sua tarefa, faça! Mesmo que você seja um menor aprendiz, essa é a chance de mostrar que quer aprender e é capaz de realizar atividades. Se tiver ideias, não tenha medo de apresentá-las ao seu chefe. Ser proativo também envolve antecipar problemas e buscar soluções antes que se tornem maiores.

Wandreza Bayona, CEO do Instituto Ser+

Sobre o Instituto Ser+ | Website Oficial | @institutosermais

Desde 2014, o Instituto Ser+ promove iniciativas para o desenvolvimento pessoal e profissional da juventude, com a criação de oportunidades para qualificação e ingresso no mundo do trabalho. Além disso, o Ser+ visa ser referência na inclusão social dos jovens com menos oportunidades, por meio de uma tecnologia social própria, pautada no autoconhecimento e autoestima, propiciando a descoberta de seus talentos. Seus programas criam oportunidades para apoiar jovens na construção e realização de seus projetos de vida, seja por meio da conquista do primeiro emprego, do empreendedorismo ou da dedicação à carreira acadêmica, artística, de pesquisa e no engajamento social. O foco de suas ações são as juventudes vulneráveis, com menos oportunidades. Além disso, as iniciativas do instituto sempre consideram a interseccionalidade, permitindo compreender e acolher melhor as diversidades.

Fonte: Evva comunicação

Foto : Canva e Divulgação

Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *