Wednesday, 22/1/2025 | 10:58 UTC-3
Falando de Gestão

Administração Cientifica – O Trabalho de Taylor

Por Pedro Paulo Galindo Morales.

Resumo: Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente trabalhou como operário e técnico em mecânica e mais tarde formou-se engenheiro mecânico.

Frederick Taylor (1856-1915) foi um engenheiro mecânico estadunidense, inicialmente trabalhou como operário e técnico em mecânica e mais tarde formou-se engenheiro mecânico estudando à noite. É considerado o pai da Administração Cientifica no seu cartão de visitas, lia-se “especialista em sistematizar gestão de fábricas e custos de fabricação”, ele deu ao inicio ao estudo de métodos com o objetivo de organizar a produção das indústrias, qualificar os trabalhadores e orientar os administradores, ou seja, seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial, ou seja, ênfase nas tarefas.

O trabalho de F.W.Taylor como era também conhecido, deu o inicio a Administração Cientifica ou Taylorismo, foi o inicio da preocupação dos gestores da época com um método que organizasse a produção, pois a indústria americana estava sofrendo mudanças significativas que faziam que pequenas fábricas se transformassem em grandes empresas. A Revolução Industrial Americana, além de se caracterizar pela mudança do artesanato à manufatura como principal método de produção de produtos para o consumidor, também se caracterizou pelo pioneirismo, e pela preocupação com a organização e coordenação.

A Administração cientifica é dividida em dois períodos onde Taylor em cada um deles deu ênfase a um tipo de estudo.

No primeiro período, sua abordagem foi o estudo da organização da produção com o famoso “estudo dos tempos e movimentos” que racionalizou os métodos de trabalho do operário e fixou os tempos padrões para a execução de cada tarefa, ele acreditava que o pagamento por bônus aos trabalhadores apenas seria interessante se os trabalhadores pudessem ter a oportunidade de ganhar mais através do planejamento e ensaio das tarefas, permitindo assim que os trabalhadores se sentissem mais satisfeito, porque assim teriam um melhor salário, já que o pagamento da época era feito por bônus (premiação), Taylor com esse sistema premiava o trabalhador e não o trabalho.

No segundo período Taylor se preocupou mais com o lado da gerencia da fabrica, passou a dar importância ao planejamento das tarefas e elaborou para isso os 4 Princípios da Administração Cientifica que são: Principio do Planejamento, que acaba com a improvisação; Principio da Seleção quando seleciona a melhor mão de obra e os melhores materiais e maquinas; Principio do Controle, onde todos se certificam para que a execução seja a melhor possível e o Principio da Execução que é a distribuição organizada do trabalho.

A Administração Cientifica trouxe vários benefícios para a Teoria Administrativa, mas também foi muito criticada por sua visão mecanicista que apenas se preocupava com a produção e a sua gestão pelos métodos científicos esquecendo-se dos outros aspectos de uma empresa ou ate mesmo do homem já que considerava o ser humano como uma maquina que nunca podia quebrar.

Mesmo assim não podemos negar que Taylor foi o primeiro que se preocupou em dar a Administração de Empresas o caráter de ciência.

Pedro Paulo Galindo Morales é Graduado em Gestão, Especialista em Controladoria, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas,  Pós-Graduado em PSC –  Professional and Self Coaching (Coaching Pessoal e Profissional) e Técnico em Contabilidade. Atua também como Editor do Blog Falando de Gestão e Professor EAD www.falandodegestao.com.br , pedropaulomorales@yahoo.com.br

Para aprofundar seus estudos o Professor Pedro Paulo Morales recomenda a leitura do livro Introdução à Teoria Geral da Administração – Uma Visão Abrangente da Moderna Administração das Organizações do Professor Idalberto Chiavenato.

Banner
About

A proposta do Site Falando de Gestão é criar um espaço para que os leitores possam ter a disposição um espaço de discussão e aprendizado sobre assuntos ligados a gestão, comportamento humano e inovação.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *