Thursday, 30/1/2025 | 11:35 UTC-3
Falando de Gestão

A Ilusão da Transparência: Por Que Nem Sempre Somos Compreendidos

Por Falando de Gestão

Você já teve a sensação de que sua mensagem foi completamente clara, mas, mesmo assim, não foi entendida como esperado? Esse fenômeno é conhecido como ilusão da transparência. Ele acontece quando pensamos que nossos pensamentos, sentimentos ou interesses são mais evidentes para os outros do que realmente estão.

A verdade é que, na maioria das vezes, o que pensamos estar transmitindo não corresponde ao que o outro entende. Isso ocorre porque cada pessoa interpreta mensagens a partir de suas experiências, opiniões e emoções. O resultado? Ruídos na comunicação, mal-entendidos e, às vezes, até conflitos desnecessários.

No ambiente profissional, a ilusão da transparência pode ser ainda mais prejudicial. Um líder pode acreditar que suas instruções são claras, mas os colaboradores podem interpretar de forma diferente. Da mesma forma, nas relações pessoais, podemos presumir que nossos sentimentos são “óbvios” para o outro, mas, sem uma comunicação direta, isso dificilmente será verdade.

Então, como combater essa ilusão? Aqui estão algumas reflexões:

  • Pratique a comunicação assertiva: Seja claro, objetivo e evite ambiguidades.
  • Consulte: Certifique-se de que a mensagem foi compreendida, ouvindo a interpretação do outro.
  • Lembre-se de que empatia é a chave. Colocar-se no lugar do outro ajuda a ajustar sua abordagem.

Reconhecer que a nossa transparência não é tão evidente quanto imaginamos é o primeiro passo para melhorar nossas interações. No final, o verdadeiro entendimento vem da paciência e do esforço mútuo para ouvir e ser ouvido.

📷Imagem criada por IA

  • Cheque representa 0,5% das operações financeiras de pagamento no país
    Segundo a Febraban, não há previsão do fim do método Agência Brasil O uso de cheques representa atualmente 0,5% das formas de pagamento pela população, mas não há previsão sobre seu fim. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o uso de cheques caiu 18% no ano passado, num acumulado de queda que chega a
  • Brasileiros demoram a fazer plano financeiro para aposentadoria
    A pesquisa revelou também que 37% dos aposentados admitem que não se planejaram financeiramente para parar de trabalhar e 53% precisaram continuar trabalhando para complementar a renda. Dentre os que se planejaram, 70% passaram a complementar o salário com outra renda cinco anos antes de se aposentar.
  • A Era dos Relacionamentos: os impactos da geração da desconexão conectada
    Por Cleide Cavalcante, Gerente de Comunicação da Progic Estava refletindo sobre os relacionamentos interpessoais, em sociedade e no corporativo, e em como nosso comportamento na atualidade pode ter reflexos significativos no futuro. Cheguei a conclusão de que: como líderes, temos um papel de suma importância no direcionamento das próximas gerações de profissionais e, mais, de líderes- estes,
  • Como criar uma comunidade corporativa: primeiros passos
    *Por Jen Medeiros Criar uma comunidade corporativa é um processo estratégico que pode trazer inúmeros benefícios para uma organização, como o fortalecimento do senso de pertencimento, fidelização à marca, troca de conhecimentos e promoção da inovação. Contudo, construir e manter uma comunidade requer planejamento, alinhamento com os objetivos da empresa e um compromisso constante em
  • Centerbox adquire Ismael Supermercados e amplia presença no Ceará
    O Centerbox concluiu a aquisição do Ismael Supermercados, empresa cearense com oito unidades. Das lojas adquiridas, seis serão convertidas para a marca Centerbox, enquanto duas serão descontinuadas. Uma das unidades já foi inaugurada, e as demais devem abrir ainda neste mês, após reformas. Com o negócio, o Centerbox passa a operar 23 lojas no estado.
Banner
About

O site Falando de Gestão tem a missão de produzir conteúdo capaz de despertar Insights positivos nos leitores.

POST YOUR COMMENTS

Your email address will not be published. Required fields are marked *